por hermes rodrigues nery
Em carta a ser encaminhada ao Presidente Jair Bolsonaro, grupos pró-vida e pró-família do País defendem o nome do Dr. Ives Gandra da Silva Martins Filho para a vaga do Supremo Tribunal Federal. De todos, é sem dúvida, o que reúne todas as condições para dar coerência ao compromisso assumido por Bolsonaro em nomear alguém de ilibada reputação, notório saber na área jurídica, e vida pessoal e profissional exemplar, com princípios e valores conservadores e cristãos.
O ministro Ives Gandra Martins Filho, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, é católico, íntegro e respeitado por parlamentares, lideranças da sociedade. Como intelectual e com experiência do mundo jurídico, é um defensor convicto dos valores da família, reconhecendo-a como primeira e principal instituição humana, base da sociedade, cuja defesa é imprescindível para o bem de toda a sociedade. O seu nome seria o mais preparado para garantir o contraponto à avalanche de ataques contra a vida e a família, especialmente no STF.
Como bem expressou o Pe. Paulo Ricardo Azevedo, em seu blog, em janeiro de 2017, quando o nome do Dr. Ives Gandra havia sido cotado:
“Ives Gandra Filho parece ostentar apenas um ‘defeito’: pensar como a maioria dos brasileiros pensa. Sim, porque, independentemente da religião a que pertençam, a verdade é que a maior parte dos brasileiros é contrária ao aborto, é contrária ao divórcio, é contrária ao casamento gay, ao mesmo tempo em que é a favor da vida, a favor da família e a favor do casamento monogâmico natural.
“Todas essas questões, portanto, que para a mídia liberal parecem pesar em desfavor de Ives, para qualquer brasileiro médio é (ou pelo menos deveria ser) motivo de grande satisfação. Com a nomeação de Ives Gandra para o Supremo, finalmente teríamos, na mais alta instância do Poder Judiciário, um ministro de identidade cristã, capaz de falar diretamente aos cidadãos de bem de nosso país”.
O nome de Ives Gandra Filho seria também uma grande homenagem ao seu pai, Dr. Ives Gandra da Silva Martins, um dos maiores juristas constitucionalistas do Brasil. Sem dúvida, escolher o Dr. Ives Gandra Filho para o STF será a decisão mais acertada do presidente Bolsonaro, nessa hora grave em que precisamos de uma voz inequívoca em favor da vida e da família no Supremo Tribunal Federal.
Hermes Rodrigues Nery é Coordenador Nacional do Movimento Legislação e Vida.