Judeus Ortodoxos de Nova York Protestam Contra Restrições Impostas a Atividades Religiosas Devido à Covid

Data:

Compartilhe:

por angelica ca e paulo eneas
Centenas de membros da comunidade judaica ortodoxa da cidade Nova York saíram às ruas nesta quarta-feira (07/10) em Borough Park, no bairro do Brooklyn, na segunda noite de protesto contra as novas restrições impostas pelo estado às Sinagogas, escolas e negócios não essenciais na área devido ao aumento de casos de covid.

O governador Andrew Cuomo instituiu essas medidas com suposto objetivo de tentar impedir aglomerações, limitando para dez o número de pessoas permitido em locais de culto, principalmente os bairros judeus ortodoxos da cidade.

As restrições foram impostas  poucos dias antes do grande feriado judaico de Sucot, acirrando ainda mais as tensões existentes entre a comunidade judaica ortodoxa e os líderes democratas da cidade. Durante o protesto, os manifestantes atearam fogo a uma pilha de máscaras. Foram colocados vídeos nas redes sociais com os manifestantes entoando jews lives matter (as vida dos judeus importam).

Em um episódio particularmente violento, o irmão de Mordy Getz, um conhecido empresário ortodoxo que falou abertamente sobre a necessidade de máscaras e distanciamento social no início da pandemia, foi espancado pelos manifestantes depois de gravar um vídeo dos protestos na terça-feira (06/10) e publicá-lo nas redes sociais.

O empresário foi acusado de moser. Na tradição judaica, o termo moser designa um judeu que faz delação às autoridades seculares contrariando a comunidade. Segundo o website Sun Sentinel, os protestos revelaram a indignação dos judeus ortodoxos, que agora estão no centro do primeiro ressurgimento generalizado da covid em Nova York.

Lideranças religiosas e comunitárias acreditam que as autoridades municipais e estaduais estão visando injustamente os judeus ortodoxos, que já são vulneráveis ​​ao antissemitismo, em sua resposta à pandemia. Autoridades locais eleitas e líderes comunitários prometeram resistir às regras mais recentes, por meio de litígios e desobediência civil. Com informações de Sun Sentinel, Times of Israel e Fox News.

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...