Casa Civil Retira Dispensa de Publicação em Jornais Impressos do Marco Legal das Startups

Data:

Compartilhe:

pela redação
Durante as discussões do Projeto de Lei 146/2019 que cria o Marco Legal das Startups, um dos artigos previa a dispensa de publicação em jornais impressos dos documentos societários das empresas startups. Estes empreendimentos, pela definição da lei, são empresas pequenas, com faturamento de até 70 milhões de reais ano.

A dispensa de publicação de documentos societários na mídia impressa consta no projeto aprovado na Câmara dos Deputados, e constava no relatório do senador relator que foi apresentado em plenário. Durante as discussões, no entanto, ficou visível o desconforto do Governo com este tópico. E sob pressão da Casa Civil, a dispensa de publicação em jornais impresso foi cortada do projeto, mesmo já tendo sido aprovada na Câmara.

O texto original é defendido pelo Presidente Bolsonaro, que chegou inclusive a editar uma Medida Provisória em agosto de 2019 que previa essa mesma dispensa, mas para empresas sem limitação de tamanho. Na época o Congresso Nacional deixou caducar a Medida Provisória, por considerar que se tratava de uma suposta “vingança” de Bolsonaro contra a mídia tradicional, que o ataca desde a campanha intensamente.

A publicação obrigatória de que falamos é inútil nos tempos de internet, e serve apenas para forçar as empresas a sustentarem os veículos da grande mídia, que cobram vultuosas quantias para que essas publicações que mandam a lei possam ser cumpridas, para evitar que as empresas sofram sanções da fiscalização, ou pior, tenham seus sócios e administradores responsabilizados por eventuais dívidas da empresa.

Outros itens importantes para o empreendedorismo, uma das principais bandeiras do Governo Bolsonaro, também estão sendo excluídos por determinação da Casa Civil, apesar de estes itens contarem com o apoio dos técnicos do Ministério da Economia. O fato é que a Casa Civil basicamente excluiu todas as demandas dos empreendedores de startups.

Diante disto, cabem algumas perguntas: como pode o mesmo Governo que editou a Medida Provisória de agosto de 2019 fazer tanta pressão para que o Senado não faça a mesma coisa, mesmo que exclusivamente para as pequenas empresas? Como pode a Casa Civil ir tão patentemente contra uma orientação do Presidente Bolsonaro nesse ponto? Parece que a pressão dos veículos de mídia tradicionais está ganhando mais essa batalha.


 

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...