Golpe do Establishment Político: Deputado Arthur Lira Articula Emenda Para Implementar Regime Semipresidencialista no Brasil

Data:

Compartilhe:

por angelica ca e paulo eneas
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), passou a articular nos bastidores uma Proposta de Emenda Constitucional para alterar o sistema de governo brasileiro, instituindo o semipresidencialismo. A menção a este sistema já havia sido feita por magistrados da suprema corte em período recente.

A iniciativa em si é inconstitucional, pois o atual sistema de república presidencialista foi definido pelos brasileiros no plebiscito de 21 de abril de 1993. Qualquer mudança de regime somente poderá ser feita via novo plebiscito.

O tema foi discutido em reunião do colégio de líderes na semana passada, e obteve apoio da maioria para ser levado adiante. O texto enfrentará resistências na Câmara dos Deputados, e já recebeu críticas inclusive de partidos de esquerda, que classificaram a proposta como golpe ou parlamentarismo envergonhado.

Ocorre que a esquerda, em especial os petistas, não estão se opondo à mudança por respeito à vontade popular, mas pela perspectiva de poder que vislumbram com o próximo pleito presidencial, especialmente se não houver voto auditável e se for mantido o fundo eleitoral de quase seis bilhões de reais, do qual os petistas estarão entre os principais beneficiados.

Segundo o autor da proposta, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), o projeto protocolado em agosto de 2020 conta com cerca de 40 assinaturas das 171 necessárias na Câmara dos Deputados. O endosso de Arthur Lira a esta proposta representa mais um elemento de chantagem do Centrão contra o governo.

O sistema semipresidencialista de governo é defendida por líderes de partidos de oposição ao governo e também por líderes do Centrão, além de contar com o apoio explícito dos ministros do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, e Gilmar Mendes.

O sistema semipresidencialista de governo na prática retira poderes do Presidente da República e os coloca nas mãos do Congresso Nacional, formado por uma maioria fisiológica e maleável às pautas ideológicas da esquerda. A proposta conta com apoio dos ex-presidentes Michel Temer (MDB), José Sarney (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Informações de Gazeta Brasil | Pleno News | Extra Globo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...