Folha de São Paulo Usa Empresa Suspeita de Golpes Para Tentar Criar Narrativa de Corrupção no Ministério da Saúde

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
Uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo na noite de terça-feira (29/06) acusa um funcionário do Ministério da Saúde de ter pedido propina para a compra de vacinas da AstraZeneca, que seriam supostamente adquiridas por intermédio de uma empresa texana chamada Davati Medical Supply.

A reportagem traz uma entrevista com um certo Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que seria o representante da Davati Medical System. Este representante acusa o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, de ter feito o pedido de propina no valor de um dólar para cada dose de vacina que seria supostamente adquirida.

A fio inteiro da estória trazida na reportagem em forma de entrevista não resiste a poucos minutos de pesquisa sobre os envolvidos. Em primeiro lugar, a AstraZeneca afirma não possuir qualquer relação com a Davati Medical Supplies. As negociação das vacinas da AstraZeneca com o Ministério da Saúde são feitas por intermédio da Fiocruz.

Em segundo lugar, a empresa mencionada na reportagem possui todas as característica de ser uma golpista em nível internacional. Uma reportagem publicada no início de março deste ano por um website canadense mostra a tentativa de aplicação de possível golpe por parte da Davati Medical Supplies na província de Saskatchewan, no Canadá. Um trecho da reportagem afirma:

“We have indications from the companies that these [vaccines] offers are indeed, not legitimate”. The warning comes as the James Smith Cree Nation has reportedly tried to procure millions of vaccines from a Texas based medical supply company.

(…) The Saskatoon Star Phoenix reports that it has obtained a document from Davati Medical Supply LLC to the FSIN. The discussion document suggests that Davati Medical Supply could obtain six million AstraZeneca doses at a cost of $21 million. Even the provincial government is skeptical of the offer, as a government spokesperson says it does not appear to be legitimate.

A Davati Medical Supplies aparentemente também procurou atuar no Brasil. Uma longa reportagem de Lucas Regazzi mostra a tentativa de atuação da empresa em cidades do interior do Estado de Minas Gerais, fazendo-se passar por representante de indústrias farmacêuticas.

Por fim, a própria reportagem da Folha de São Paulo afirma que as tentativas da empresa Davati Medical Supplies junto ao Ministério da Saúde fracassaram, uma vez que o ex-secretário Executivo da pasta, Élcio Franco, rejeitou por duas vezes as propostas da empresa.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...