Conselho de Ética da Câmara dos Deputados Aprova Suspensão do Mandato de Daniel Silveira Por Seis Meses

Data:

Compartilhe:

por angelica ca e paulo eneas
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07/07) o parecer do deputado Fernando Rodolfo (PL-PE) que recomenda a suspensão, por seis meses, do mandato do deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ).

O deputado foi penalizado por ter publicado um vídeo com críticas a integrantes do Poder Judiciário. Foram 12 votos a favor e 8 contra a suspensão. Fernando Rodolfo é o relator da representação, na qual Daniel Silveira é acusado de quebra de decoro parlamentar por conta do conteúdo do vídeo.

Durante a reunião do Conselho, parlamentares da oposição tentaram aprovar a cassação do deputado Daniel Silveira, no entanto, não conseguiram votos suficientes.

Ao manter o parecer pela suspensão por seis meses, o relator reiterou que um parlamentar perder o mandato pelo que fala seria uma medida extrema: “(…) ele não praticou ato de corrupção, não matou, perder o mandato pelo que fala é muito grave e pode abrir um precedente”, disse o relator.

A defesa abriu mão do direito de recorrer à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O parecer seguirá agora para análise pelo Plenário da Câmara. Para a suspensão ser aprovada serão necessários 257 votos dos deputados, em votação aberta.

Durante a discussão, a defesa de Daniel Silveira defendeu o parecer, mesmo considerando a suspensão por seis meses excessiva. O advogado Samuel Pinheiro alegou que não houve quebra de decoro por parte do deputado: “Ele não feriu o decoro e não colocou em xeque a credibilidade da instituição da Câmara dos Deputados”.

A defesa ainda propôs a substituição da pena por censura ou advertência, a fim que o caso não venha a abrir um precedente perigoso, no que diz respeito à imunidade parlamentar. Informações de Conjur | Poder 360.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...