por paulo eneas
Os principais partidos do Centrão, Partido Liberal, Republicanos e Progressistas, atuaram para impedir a aprovação do relatório da PEC da Prisão em Segunda Instância, cujo relatório seria apreciado nesta quarta-feira (08/12) na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta.
O autor do relatório, deputado federal Fabio Trad (PSD-MS), solicitou à presidência da comissão que a votação de seu parecer fosse retirada de pauta, após constatar que mais da metade dos membros da comissão haviam sido substituídos por parlamentares francamente contrários à proposta.
A substituição de membros da comissão por outros deputados contrários à proposta de emenda constitucional foi feita pelas lideranças dos principais partidos do Centrão, que formam a base parlamentar do governo federal na Câmara dos Deputados.
A proposta de emenda constitucional cujo relatório seria votado nesta quarta-feira prevê a execução de pena de prisão após condenação em segunda instância da justiça, e atende a uma das mais antigas demandas da sociedade pelo fim da impunidade.
Atualmente, segundo “jurisprudência revisada” do Supremo Tribunal Federal, a pena de prisão somente pode ser executada após o trânsito em julgado da sentença condenatória em última instância. Esta norma legal, no entender de juristas, contribui para a impunidade, especialmente aquela relacionada a crimes do colarinho branco e de corrupção.
Não Deixe o Crítica Nacional Acabar!
O Crítica Nacional precisa e muito do apoio de seus leitores para continuar. Dependemos unicamente do financiamento do nosso público leitor, por meio de doações e assinaturas de apoio, para tocar adiante nosso projeto.
O Crítica Nacional é hoje um dos poucos veículos da chamada imprensa independente que mantém-se fiel ao compromisso com a verdade dos fatos e a defesa de valores conservadores. Dentre os demais, muitos renderam-se ao chapa-branquismo desbravado, lançando mão até mesmo da divulgação de conteúdos falsos ou enganosos para esse intento. Esse tipo de conduta você jamais irá ver no Crítica Nacional.
Estamos nesse momento apelando encarecidamente ao nosso público para que contribua conosco. Você poderá fazer esta contribuição acessando este link aqui, onde terá a opção de fazer uma assinatura de apoio a um valor mensal irrisório e bastante acessível, e poderá também fazer uma doação no valor que desejar.
Muito obrigado.