por paulo eneas
Em uma virada sem precedentes, o Partido Liberal do Canadá, de esquerda, venceu as eleições gerais do país desta segunda-feira (28/04) e ampliou sua maioria no parlamento. A vitória da esquerda canadense deve ser tributada exclusivamente à Donald Trump e sua política de comércio exterior e sua diplomacia suicidas e levianas, próprias de republiqueta de bananas.

A derrota da esquerda para o Partido Conservador do líder Pierre Poilievre era tida como líquida e certa até há alguns meses, após o desgaste de cerca de dez anos de governo do Partido Liberal comandado por Justin Trudeau. Uma medida desse desgaste foi a renúncia forçada do ex-premier Trudeau no início desse ano. Trudeau foi substituído no cargo de líder de Partido Liberal, e por decorrência no cargo de premier canadense, por Mark Carney, como uma tentativa dos liberais de minimizar a derrota já esperada nas eleições desse ano.

No entanto, tão logo assumiu a chefia da Casa Branca, Donald Trump iniciou uma série de ameaças reais e surpreendentes ao Canadá, aliado histórico dos Estados Unidos até mesmo no campo de batalha de guerras passadas. Trump passou a questionar a existência do país como nação soberana e demonstrar desprezo absoluto pelo povo canadense como nação. Além disso, o psicopata que chefia a Casa Branca espalhou mentiras sobre as relações comerciais do Canadá com os Estados Unidos e passou a afirmar que o país deveria ser o 51º Estado norte-americano.

A sandice trumpista gerou reação imediata entre os canadenses: produtos de consumo de origem norte-americana passaram a ser sabotados em supermercados e vídeos na internet passaram a mostrar cidadãos canadenses hostilizando símbolos associados os Estados Unidos, incluindo imagens de notas de dólares sendo queimadas e bebidas americanas de marca sendo despejadas em vaso sanitário.

O premier interino Mark Carney soube reagir à altura ante as ameaças insanas de Donald Trump e conduziu a campanha do Partido Liberal adotando um discurso de soberania nacional e de defesa da integridade nacional e territorial do Canadá. Acusou Donald Trump de querer destruir o Canadá para tomar posse de suas riquezas.

E os conservadores? Não souberam ou não quiseram reagir às ameaças trumpistas por estarem absortos na mesma ideologia doentia autoritária e revolucionária que assolou toda a direita ocidental nos últimos anos, inclusive a direita brasileira com o bolsonarismo.

Incapazes de dar resposta aos reais anseios temores dos canadenses, os conservadores foram merecidamente derrotados. Uma derrota que foi uma grande virada de mesa em uma eleição cuja vitória era dada como garantida. O Partido Liberal de Mark Carney formou maioria no Parlamento ficando a apenas quatro cadeiras de obter a maioria absoluta.

A principal consequência da vitória da esquerda canadense já foi anunciada por Carney: em resposta às ameaças trumpistas, o Canadá irá aprofundar as relações comerciais com a China e com a Europa, deixando os Estados Unidos de lado.

Mas e as políticas progressistas e identitárias do Partido Liberal? Os canadenses tiveram maturidade civilizacional o bastante para mostrar que quando de trata de defender a existência do país, sua integridade territorial física e sua soberania, bem como sua viabilidade econômica, temas comportamentais e de escolhas individuais de pessoas adultas tornam-se ainda mais irrelevantes do que já são no que diz respeito ao debate público e devem ser ignorados.


Independência Editorial Garantida
Revista Crítica Nacional é um projeto editorial de análises políticas e econômica do campo da direita democrática liberal. Nosso empreendimento é de acesso público livre e gratuito, pois não temos fins lucrativos. O site é mantido principalmente com recursos próprios de seu editor, o que assegura nossa absoluta independência editorial em relação a lideranças políticas, partidos políticos ou grupos de interesse econômico.


Nosso objetivo e linha editorial estão descritos em detalhes no documento QUEM SOMOS, que pode ser acessado no menu principal. O leitor interessado pode contribuir para assegurar a continuidade de nossa independência editorial por meio de doações voluntárias, que serão destinadas unicamente ao custeio do nosso site. As doações podem ser feitas no pix abaixo:

PIX: 022.597.428-23

1 comentário

.

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui