Milhares de norte-americanos saíram às ruas em todas as capitais do país nesse fim de semana em protestos contra as políticas autoritárias e antirrepublicanas de Donald Trump e contra a sandice de sua sanha tarifária que já gerou perdas de bilhões de dólares para empresas e pessoas físicas norte-americanas.


por angelica ca e paulo eneas
Milhares de manifestantes protestaram em todos os estados norte-americanos nesse último sábado (05/04) contra o governo de Donald Trump. As manifestações denominadas Hands Off (tire suas mãos) aconteceram nas capitais dos cinquenta estados da federação e também nas cidades de Washington, New York, Los Angeles, bem como em outros países.

Os protestos foram as maiores demonstrações em nível nacional de oposição política a Donald Trump, desde que o republicano assumiu a Casa Branca há pouco mais de dois meses. Os protestos ocorreram na mesma semana em que Donald Trump anunciou sua insana política tarifária que tem abalado as economias do mundo todo.

O país mais afetado até agora pela sandice tarifária trumpista são os próprios Estados Unidos. O mercado estima uma destruição de riqueza da ordem de dezenas de bilhões de dólares em  perda de valor das principais empresas norte-americanas desde quando Donald Trump iniciou suas ameaças de isolar os Estados Unidos do comércio internacional.

Mais da metade da população adulta norte-americana, incluindo principalmente os assalariados, investem suas economias e aposentadorias nas grandes empresas americanas por meio das Bolsas de Valores. As perdas de patrimônio de mais da metade da população têm sido superiores, segundo algumas estimativas, àquela do período da pandemia.

Além dos Estados Unidos, as manifestações ocorreram no México, Itália, França, Reino Unido, Alemanha, Canadá, México, Áustria, Holanda e Portugal. A Europa está sendo diretamente impactada pelas políticas de Donald Trump em relação à OTAN e à Guerra na Ucrânia, além das políticas tarifárias, resultando num ambiente de instabilidade e insegurança no continente.

Algumas pesquisas mostram que os índices de aprovação do governo de Donald Trump estão em queda. Uma pesquisa da Reuters/Ipsos divulgada no início da semana passada mostrou que seu índice de aprovação caiu para 43%, seu ponto mais baixo desde que Trump começou seu segundo mandato em janeiro, quando estava com 47% de aprovação.

Novas manifestações Hands Off estão sendo organizados para o próximo fim de semana. O site Hands Off Mobilize informa que novas manifestações estão sendo programadas para os estados de Arkansas, Texas e Kentucky.

Leia também:
Tarifaço de Donald Trump: O Dia da Ruína

Independência Editorial Garantida
A Revista Crítica Nacional é um projeto editorial de análises políticas e econômica do campo da direita democrática liberal. Nosso empreendimento é de acesso público livre e gratuito, pois não temos fins lucrativos. O site é mantido principalmente com recursos próprios de seu editor, o que assegura nossa absoluta independência editorial em relação a lideranças políticas, partidos políticos ou grupos de interesse econômico.


Nosso objetivo e linha editorial estão descritos em detalhes no documento QUEM SOMOS, que pode ser acessado no menu principal. O leitor interessado pode contribuir para assegurar a continuidade de nossa independência editorial por meio de doações voluntárias, que serão destinadas unicamente ao custeio do nosso site. As doações podem ser feitas no pix abaixo:

PIX: 022.597.428-23

1 comentário

.

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui