Roberto Jefferson É Preso Por Ordem do Ministro Alexandre de Moraes do STF

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
O presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), ex-deputado federal Roberto Jefferson, foi preso na manhã desta sexta-feira (13/08) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A prisão ocorreu no âmbito do inquérito em andamento na corte a respeito de supostos atos antidemocráticos.

Na justificativa apresentada para a prisão, Roberto Jefferson é acusado de supostamente fazer parte de um “núcleo político” de uma suposta milícia digital cujas ações supostamente destinariam-se a “atacar e desacreditar as instituições democráticas”.

A prisão, de caráter preventivo, ocorreu no âmbito do novo inquérito aberto após o arquivamento de inquérito anterior sobre os chamados atos supostamente antidemocráticos.

O ministro Alexandre de Moraes também determinou a busca e apreensão de armas e dispositivos eletrônicos de propriedade de Roberto Jefferson, além de oficiar a Justiça Eleitoral sobre suposto uso de recursos do fundo partidário do PTB para as atividades imputadas pelo ministro ao ex-deputado.

Todas as justificativas apresentadas na ordem de prisão, e os respectivos dispositivos legais associados tais como Lei de Segurança Nacional e supostos crimes de racismo ou outros relacionados à orientação sexual das pessoas, referem-se a opiniões expressas por Roberto Jefferson. Não há referência a algum ato concreto que teria sido praticado pelo ex-deputado contra segurança e integridade de pessoas ou de instituições.

A Procuradoria-Geral da República publicou nota informando que havia se manifestado oficialmente junto ao Supremo Tribunal Federal contra a prisão de Roberto Jefferson. Na nota, o Procurador-Geral Augusto Aras afirma que posicionou-se contra a medida, uma vez que Roberto Jefferson não possui prerrogativa de foro junto às cortes superiores.

A Procuradoria-Geral da República também afirma taxativamente na nota que a prisão de Roberto Jefferson nestas circunstâncias representa uma forma de censura prévia, que é expressamente vedada pela Constituição Federal.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...