A Construção da Direita Fake: Grande Imprensa Trata João Doria e Sergio Moro Como Sendo Uma Direita Permitida

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
Durante a exibição de um programa jornalístico na manhã desta segunda-feira (29/11), a comentarista da CNN Brasil referiu-se a João Doria e a Sérgio Moro como sendo pré-candidatos presidenciais  “de direita”. A afirmação foi feita com naturalidade e sem qualquer consideração a respeito dos projetos políticos e das respectivas trajetórias de ambos os aspirantes à presidência, como se fosse natural e evidente por si só considera-los candidatos de uma suposta direita.

Ao referir-se aos dois pré-candidatos do campo socialdemocrata como sendo de direita, a grande imprensa explicita sua intenção de formar no imaginário do eleitor a ideia de uma suposta “direita permitida”, e desta forma escantear para fora do debate político qualquer discurso genuinamente conservador e de direita que venha a apresentar-se para a disputa presidencial. Esta pretensa direita permitida ou moderada será reforçada pela retórica do antipetismo de conveniência e de ocasião.

Uma retórica da qual o próprio João Doria valeu-se em sua disputa para prefeitura paulistana ainda em 2016, e que foi eficiente o bastante até mesmo para seduzir naquele ano um segmento do eleitorado conservador supostamente esclarecido, que chegou a ver no tucano um representante de uma suposta Nova Direita. Até livros foram escritos por liberais discorrendo sobre isso, e todos erraram miseravelmente no diagnóstico.

Esta retórica antipetista encampada sob o rótulo de uma direita permitida e aceitável ao establishment não impedirá no entanto que no decorrer da disputa os petistas venham a apoiar João Doria ou Sérgio Moro ou ambos, caso venham a compor, pois a real disputa não será entre esta direita fake endossada pela imprensa e a esquerda petista, mas o embate destes dois campos contra qualquer projeto genuinamente de direita e conservador que venha a apresentar-se para a disputa.

A tentativa que será feita de emplacar no imaginário do eleitor a ideia desta direita fake permitida, que na verdade é a socialdemocrata alinhada com a agenda globalista, interesses chineses e com todas as pautas identitárias da própria esquerda socialista do tipo psolista, irá confrontar diretamente com a estratégia adotada até aqui pelo presidente Bolsonaro de apresentar-se como alternativa ao risco de uma volta do petismo.

Este cenário que está sendo desenhado evidencia o que o Crítica Nacional vem alertando desde o impeachment da ex-presidente petista: o erro que a direita comete em apostar toda sua estratégia unicamente no antipetismo, esquecendo-se que o embate real está entre os conservadores e o campo socialdemocrata e liberal, permeável às agendas da própria esquerda socialista e, claro, à agenda anti-soberanista dos globalistas.

Já em 2016 alertávamos para os limites do antipetismo como estratégia política para a direita, e mostramos este fato em um artigo publicado naquele ano na versão antiga de nosso website, e que foi recuperado e republicado no artigo Como O Antipetismo de Conveniência Enganou Parte da Direita, publicado em abril deste ano.


Não Deixe o Crítica Nacional Acabar!

Crítica Nacional precisa e muito do apoio de seus leitores para continuar. Dependemos unicamente do financiamento do nosso público leitor, por meio de doações e assinaturas de apoio, para tocar adiante nosso projeto.

Crítica Nacional é hoje um dos poucos veículos da chamada imprensa independente que mantém-se fiel ao compromisso com a verdade dos fatos e a defesa de valores conservadores. Dentre os demais, muitos renderam-se ao chapa-branquismo desbravado, lançando mão até mesmo da divulgação de conteúdos falsos ou enganosos para esse intento. Esse tipo de conduta você jamais irá ver no Crítica Nacional.

Estamos nesse momento apelando encarecidamente ao nosso público para que contribua conosco. Você poderá fazer esta contribuição acessando este link aqui, onde terá a opção de fazer uma assinatura de apoio a um valor mensal irrisório e bastante acessível, e poderá também fazer uma doação no valor que desejar.

Muito obrigado.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...