Liminar da Justiça Impede Senador Renan Calheiros de Ser Relator da CPI da Covid

Data:

Compartilhe:

por angelica ca e paulo eneas
A Justiça Federal do Distrito Federal concedeu liminar ao final da tarde desta segunda-feira (26/04) impedindo que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) tome posse como relator da CPI da Covid no Senado Federal. A liminar foi concedida pelo juiz Charles Renaud, da 2ª Vara Federal de Brasília, a pedido a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).

O magistrado fundamentou sua decisão com base no princípio da moralidade pública e por prudência para “evitar prejuízo para o desenvolvimento dos trabalhos da CPI e à própria atividade parlamentar do senador demandado”. Renan Calheiros é pai do governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, que em tese será também um dos investigados.

A decisão judicial determina que Renan não possa ser submetido à votação desta terça-feira, que irá formar o colegiado da Comissão Parlamentar de Inquérito: “(que) o nome do Senhor Senador Renan Calheiros, não seja submetido à votação para compor a CPI em tela, e isso somente até a vinda da manifestação preliminar sua e da Advocacia Geral da União no caso”.

A decisão do juiz Charles Renaud de impedir a indicação de Renan Calheiros para a relatoria da CPI é temporária. Segundo o próprio juiz, a decisão definitiva somente será tomada após o magistrado ouvir tanto o senador quanto a deputada Carla Zambelli.

A CPI da Covid será instalada às 10h da manhã desta terça-feira (27/04) no Senado Federal, quando os senadores deverão escolher o presidente, o vice-presidente e o relator da comissão. A comissão foi criada por decisão monocrática do ministro Luiz Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que posteriormente confirmou a decisão em plenário da corte. Informações de Gazeta do Povo.


 

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...