Ministro Alexandre de Moraes Inclui Presidente Bolsonaro Como Investigado no Inquérito das Fake News

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acaba de incluir o Presidente de República, Jair Bolsonaro, como investigado no inquérito instalado e em andamento na suprema corte destinado a investigar as supostas fake news. A inclusão foi feita nesta quarta-feira (04/08) atendendo pedido de outra corte superior, o Tribunal Superior Eleitoral.

Na justificativa para a inclusão, o ministro Alexandre de Moraes afirma que o presidente estaria supostamente fazendo afirmações falsas em suas mídias sociais que resultariam numa suposta deslegitimação das instituições, além de estimular apoiadores a promoverem ataques a pessoas que representam tais instituições, visando substituí-las por outras alinhadas politicamente ao presidente.

O ministro não exibiu, ou não veio a público, elementos que corroborem tais alegações. O presidente tem falado sobre a necessidade de instituir-se o voto impresso, e não constatamos nessas falas incentivo a ataques a membros de instituições do Estado, ou a verbalização da parte do presidente de uma suposta intenção de substituir estas pessoas por outras supostamente alinhadas ao chefe de governo.

Conforme o Crítica Nacional informou em nota publicada na terça-feira (03/08), a decisão de investigar o Presidente da República na esfera do Supremo Tribunal Federal tem sido duramente criticada por diversos juristas, que lembram que a Constituição Federal não permite que um juiz abra um inquérito criminal, pois esta prerrogativa é exclusiva das polícias e do Ministério Público.

Não tomamos conhecimento até o momento de qualquer manifestação por parte da Procuradoria-Geral da República que, segundo determina a Constituição Federal, deve ser ouvida antes da instalação do procedimento de investigação. A inclusão do Chefe de Estado como investigado em um inquérito cuja constitucionalidade é questionada por inúmeros juristas das mais variadas matizes irá seguramente tensionar ainda mais o ambiente político-institucional no país.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...