É Falsa A Informação De Que Presidente Bolsonaro Iria Demitir Ministro Sérgio Moro

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
Segundo nossas fontes na capital federal, é absolutamente falsa a informação de que o Presidente Bolsonaro iria demitir o Ministro Sérgio Moro em agosto do ano passado, e que foi demovido da sua intenção pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno. A mentira foi divulgada nesta segunda-feira (13/01) pelo jornalista Guilherme Amado na Revista Época.

Segundo a matéria mentirosa da revista, o presidente teria supostamente ficado contrariado com declarações do Ministro Sérgio Moro sobre decisão do Ministro Dias Toffoli do STF a respeito do antigo COAF, o que teria levado o presidente e o ministro a terem uma discussão ríspida no Palácio da Alvorada.

Em decorrência dessa suposta discussão, o Presidente Bolsonaro teria decidido pela demissão de Sérgio Moro, o que somente não ocorreu por conta da ação do General Augusto Heleno, que teria convencido o chefe de governo a manter o ministro no cargo. Ainda segundo a matéria fantasiosa da Revista Época, o General Heleno teria afirmado ao Presidente Bolsonaro que “se demitir o Moro, o seu governo acaba”.

O fato é que nunca houve nem nunca existiu a intenção do presidente em demitir o ministro. Da mesma forma, como asseguram nossas fontes, não existiu essa suposta reunião “ríspida” entre o presidente e o ministro e a suposta intervenção do General Heleno. Essa narrativa fantasiosa publicada pela Revista Época não corresponde em aspecto algum a qualquer fato do mundo real.

A origem da mentira divulgada pelo jornalista Guilherme Amado é uma outra mentira, que foi publicada no livro Tormenta – O Governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos, da jornalista Thaís Oyama, onde é feito o relato desse episódio fantasioso e inexistente. A jornalista Thaís Oyama foi recentemente contratada pela Rádio Jovem Pan para substituir Vera Magalhães em um dos programas da emissora.

Se a mentira divulgada por Guilherme Amado for uma amostra do conjunto da obra da jornalista Thaís Oyama, a ser publicada pela Companhia das Letras, caberia a editora esclarecer ao público que o livro é uma peça de ficção e não um registro de fatos correspondentes ao mundo real.


 

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...