PRISÃO POLÍTICA E A ESCALADA DA DITADURA DO JUDICIÁRIO: ATIVISTAS SÃO PRESOS EM SÃO PAULO

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
O Brasil vive uma escalada autoritária sem precedentes na recente história nacional. Cidadãos de bem estão tendo seus direitos fundamentais agredidos por agentes públicos, especialmente por governadores e prefeitos, e também por integrantes do Poder Judiciário.

O direito de ir e vir, o direito à privacidade, o direito ao trabalho e à liberdade de expressão e de manifestação política estão todos sendo agredidos, ora sob pretexto de combater o vírus chinês, ora por decisões absolutamente discricionárias e inconstitucionais do Poder Judiciário.

As vítimas mais recentes dessa escalada ditatorial foram os ativistas Jurandir Pereira Alencar e Antonio Carlos Bronzeri, que foram presos neste sábado (16/05) na capital paulista sob a inacreditável acusação de descumprimento de medidas restritivas de isolamento social e por participarem de protestos contra decisões do STF.

Os dois ativistas haviam sido detidos anteriormente, no dia 2 de maio, por participarem de um ato de protesto em frente à residência de Alexandre de Moraes, ministro do STF. Os dois foram liberados desta primeira detenção mediante pagamento de fiança, mas passaram a ser investigados pelo próprio STF por supostos crimes contra a honra do mesmo ministro.

No final da tarde deste sábado, Jurandir e Bronzeri foram presos no acampamento Fora Doria montado por ativistas próximo ao prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo. A ordem de prisão havia sido emitida ainda no meio da tarde pela juíza Ana Carolina Netto Mascarenhas, do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Arbitrariedades desde o começo
Segundo um dos advogados que defendem os ativistas, Dr. Danilo Garcia de Andrade, as prisões são arbitrárias e ilegais pois, segundo a lei 9.099/1995, a primeira detenção dos ativistas deveria resultar unicamente em um termo circunstanciado.

No entanto, devido a pressão de um membro do próprio STF, esta primeira detenção foi tratada de modo distinto daquele previsto em lei, o que resultou na prisão e arbitramento de fiança e na abertura de investigação criminal contra ambos.

Ainda segundo o advogado, a rapidez com que a justiça determinou a prisão preventiva dos dois ativistas, e a subsequente execução do mandato de prisão em tempo recorde, caracterizam a natureza política da prisão e o completo desrespeito ao direito constitucional à liberdade de expressão.

Live sobre presos políticos!!!!

Posted by Mauro Reinaldo on Saturday, May 16, 2020

 

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...