Resultados do Segundo Turno Indicam Triunfo do Establishment Político Tucano e Centrão

Data:

Compartilhe:

por paulo eneas
Com a quase totalidade dos votos eletrônicos não auditáveis computados em apuração secreta e sem acompanhamento público, os resultados oficiais do segundo turno das eleições municipais realizado neste domingo (29/11) indicam o triunfo político dos tucanos e do centrão e a derrota da direita. Até às 19h30 deste domingo o quadro eleitoral nas principais cidade indicava:

São Paulo (SP)
Com 94% dos votos apurados, vitória do tucano Bruno Covas com 59% dos votos válidos. Guilherme Boulos obteve quase dois milhões de votos. O resultado representa uma vitória política para ambos e uma derrota para a direita. Vitória de Covas irá catapultar o PSDB e seu líder de fato, João Doria. A votação de Boulos o consagra como liderança emergente da esquerda comunista.

Rio de Janeiro (RJ)
Com 93% das urnas apuradas, vence Eduardo Paes com 64% do votos. Amigo de Lula e figura de proa do establishment político, a vitória de Paes consolida a continuidade do status quo político na capital fluminense e a incapacidade da direita de oferecer uma alternativa ao eleitor carioca.

Porto Alegre (RS)
Com mais de 98% das urnas apuradas, Sebastião Melo do MDB leva a prefeitura com 54% dos votos. A comunista Manuela D’Ávila obteve 45% dos votos válidos e reabilitou-se eleitoralmente.

Recife (PE)
Na disputa entre famílias oligárquicas locais ligadas a partidos do Foro de São Paulo, o PSB de João Campos ficou com a prefeitura, obtendo 56.27% dos votos. A petista Marília obteve 43.73%. A apuração já está concluída. O Foro de São Paulo já havia vencido na cidade, faltando apenas saber para qual dos seus membros entregar o trofeu.

Fortaleza (CE)
O PDT de Ciro Gomes foi vencedor, elegendo Sarto para a prefeitura, com 51.69% dos votos. A cidade permanecerá assim um feudo político da oligarquia Gomes.

Vitória (ES)
Na capital capixaba, o Delegado Lorenzo Pazolini do Republicanos desbancou o candidato petista e foi eleito com 58% dos votos, indicando assim mais uma vitória expressiva do Centrão.

O cenário geral: ausência dos conservadores
A disputa em outras cidades do país mostra o PT recuperando alguns redutos históricos, como Diadema (SP), mas ficando de fora de todas as capitais do país. Por sua vez, o PSOL volta à prefeitura em Belém (PA), e em Cuiabá (MS) o candidato do MDB, Emanuel Pinheiro derrotou o candidato bolsonarista, Abílio Junior, que disputou pelo Podemos.

Uma leitura preliminar do quadro político formado nesse segundo turno poderia fazer o leitor imaginar estar acompanhando os resultados eleitorais de dez anos ou mais atrás: exceto pelas mudanças nos nomes dos partidos, os personagens políticos em sua grande maioria são os mesmos.

Ou seja, o establishment político praticamente não foi afetado e o nascente movimento conservador brasileiro, que elegeu o Presidente da República, está praticamente ausente do hall dos vitoriosos nestas eleições.


 

Related articles

Um Dos Últimos Atos do Governo Bolsonaro Foi Em Favor do Ditador Nicolás Maduro da Venezuela

Governo Bolsonaro iniciou com a promessa de combater o comunismo e termina de maneira vergonhosa e desonrada com...

No Apagar das Luzes: Governo Bolsonaro Destina R$4.6 Bilhões a Organismos Internacionais

por paulo eneas O Governo Bolsonaro publicou na última sexta-feira (23/12) uma resolução destinando o montante de R$4.6 bilhões...

PEC da Gastança É Promulgada e Lula Afirma Que Já Está Governando Antes de Tomar Posse

por paulo eneas O processo político nacional desde o segundo turno das eleições segue com vitórias sucessivas da esquerda...

Renovação da Concessão da Rede Globo: O Que Deveria Ter Sido Feito e Não Foi

Presidente Bolsonaro frustra expectativas de seus apoiadores ao renovar a concessão da emissora, mas parte destes mesmos apoiadores...